Metodologia






Proposta Pedagógica


A escola adota como fundamentação teórica, o sócio construtivismo, por acreditar que a educação é um processo contínuo de integração social, tendo o professor como mediador do processo educativo. Tal fundamentação traz em si uma convergência das teorias de Piaget e Vygotsky, uma vez que as mesmas enfatizam a construção do conhecimento numa visão social, histórica e cultural.

Insere-se em sua proposta pedagógica a aplicação de projetos voltados para a realidade local, que acontecem paralelamente às realizações das atividades diárias da escola, com o diferencial pautado na complementação das atividades internas e na repercussão da mesma junto à comunidade. Dentre estes projetos destaca-se o Projeto Bíblico realizado em setembro, sem doutrinação religiosa, mas com o intuito de semear a Palavra de Deus .Destaca-se também um projeto de incentivo a leitura, por meio de histórias da literatura infantil que são levadas para casa semanalmente e almeja conseguir num futuro próximo a organização de sua biblioteca, para auxiliar na formação dos alunos e também dos profissionais da escola.

A proposta pedagógica da escola visa valorizar a educação como um instrumento de humanização e de interação social, proporcionando uma educação de qualidade através de um trabalho de parceria entre pais, alunos e profissionais da educação.




Avaliações


No que se refere à avaliação, a escola adota a avaliação formativa. Abordar sobre a avaliação formativa, como afirma Hoffmann, é falar de uma “reflexão permanente sobre sua realidade e um acompanhamento, passo a passo, do educando na sua trajetória de construção do conhecimento” (1993, p. 18).

Partindo deste pressuposto, a avaliação é realizada através de pesquisas e trabalhos escritos, que permitem ao aluno a construção própria do seu conhecimento, propiciando também o seu desenvolvimento e interação social. Integram este processo, a oralidade dos alunos por meio de seminários, dramatizações, declamação de poesias e contação de histórias.